Gustavo da Cunha Pereira Valadares, 46 anos, é mineiro de Belo Horizonte, filho de Vânia e do ex-deputado federal Ziza Valadares. É casado com Carolina Valadares, com quem tem duas filhas, Tereza e Ana. Bacharel em Direito pela PUC Minas, atuou como empresário no ramo de publicidade antes de exercer seu primeiro mandato eletivo, conquistado nas eleições gerais de 2002 pelo PRTB, cargo para o qual foi reeleito por cinco vezes. Exerceu a presidência da Comissão de Obras Públicas da ALMG durante a legislatura 2007/2011. Escolhido por seus pares para ser o líder da maioria durante a gestão de Antônio Anastasia frente ao governo de Minas (2011/2014). Entre 2015 e 2019 foi líder da Oposição na Assembleia Legislativa, sendo voz ativa dos municípios mineiros, que durante o desgoverno do PT, viram seus repasses constitucionais serem atrasados pelo então governador Pimentel. Gustavo Valadares foi relator da Comissão Especial criada pela ALMG, que analisou as causas que levaram o rompimento da barragem de rejeitos minerários da Samarco em Bento Rodrigues, distrito de Mariana.
Logo após assumir seu quinto mandato na ALMG, foi escolhido por seus colegas de parlamento para presidir CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apurou as causas do rompimento da barragem de rejeitos minerários da Vale, no distrito de Córrego de Feijão em Brumadinho, naquele que foi considerado o maior desastre ambiental do Brasil, e que deixou 270 mortos. Ao final dos trabalhos da CPI em setembro de 2019, a Comissão presidida por Valadares pediu a responsabilização criminal da Vale e seus administradores. Em fevereiro de 2021, o deputado Gustavo Valadares foi escolhido pelo governador Romeu Zema, para ser o líder de seu governo na Assembleia, sendo reconhecido como político habilidoso e de boa desenvoltura junto aos colegas de oposição e situação. Em julho de 2023, atendendo a outro convite do Governador Romeu Zema, Gustavo Valadares assumiu o importante cargo de Secretário de Estado de Governo, cuja finalidade é assistir o Governador no desempenho de suas atribuições constitucionais, na coordenação e na articulação política intragovernamental e intergovernamental, nas relações federativas e com a sociedade civil.
Entre os objetivos também estão a apoiar o desenvolvimento municipal, bem como coordenar a política de comunicação social, além do apoiar o Governador nas ações de eventos e cerimonial. Valadares tem atuação municipalista, sendo votado em mais de 500 municípios nas eleições de 2022, onde obteve mais de 96 mil votos. As principais regiões de atuação são os Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, com presenças ainda na Zona da Mata, Campos das Vertentes e Centro oeste de Minas.